Brametal apoia iniciativa social de inclusão e educação de jovens em Linhares

brametal apoia ACV

O distrito de Bebedouro, em Linhares (ES), é uma das regiões mais carentes do município. Nesse local se situa a Associação Campeões de Vida (ACV), um projeto de incentivo à inclusão e ao desenvolvimento social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. E a ACV foi escolhida pela Brametal para receber o seu apoio financeiro e institucional.

O projeto mais conhecido da Associação Campeões de Vida, de Linhares, é a Academia Capixaba de Futebol (ACF), que tem a proposta de usar o futebol como meio para a transformação das crianças e dos adolescentes.

Por meio da Lei de Incentivos Fiscais e do FIA (Fundo para Infância e Adolescência) e de um aporte financeiro mensal, a Brametal participa do conjunto de empresas que ajudam a dar sustento às atividades da ACV. Nela os jovens têm a oportunidade de praticar esportes em uma infraestrutura muito bem adequada, e contam com uma equipe de tutores para acompanhar o seu desempenho. 

O projeto mais conhecido da ACV é a Academia Capixaba de Futebol (ACF), coordenada pelo treinador Neemias Santos Silva, que trouxe a proposta de usar o futebol como um caminho para a transformação das crianças e dos adolescentes. Segundo ele, o esporte é uma ótima maneira de desenvolver conceitos de cidadania, trabalho em equipe, disciplina, obediência às regras e horários, convivência, vitalidade e o desenvolvimento físico, intelectual e emocional, entre outros benefícios.

Por isso, na ACV as crianças e os adolescentes recebem um acompanhamento completo. Além das atividades esportivas, são promovidas palestras com assistentes sociais e até mesmo viagens com finalidades culturais. Dessa forma, os jovens dispõem de uma importante orientação complementar às suas atividades escolares e para melhor se prepararem para o futuro. 

Vale destacar que alguns meninos conquistaram oportunidades de dar voos ainda mais elevados. Neste ano de 2021, dois jovens com idades de 17 e 19 anos que participavam das atividades da ACF ganharam a chance de fazer um teste em uma equipe profissional. O meio-campista Alan Santos Bispo, de 17 anos, e o goleiro Guilherme Carmo dos Anjos, de 19, foram convidados a participar de uma seleção nas categorias de base do Criciúma Esporte Clube, tradicional equipe do futebol catarinense, que atualmente disputa a Série C do Campeonato Brasileiro. Ambos permaneceram por cerca de 30 dias no clube.

inclusão e educação de jovens em Linhares

Alan Santos Bispo, de 17 anos, e Guilherme Carmo dos Anjos, de 19 anos, jovens participantes da Associação Campeões de Vida (ACV) e da Academia Capixaba de Futebol (ACF), ganharam a oportunidade de viajar a Criciúma (SC) para participar de um teste na equipe local.

Após essa oportunidade, a história dos dois tomou rumos diferentes: Alan foi imediatamente convidado a um novo teste no Brusque (equipe de Santa Catarina que compete na Série B do Campeonato Brasileiro) e mudou-se para Canoas (RS), onde há um centro de treinamento da equipe. A Brametal facilitou os trâmites para a mudança. Guilherme, por sua vez, recebeu uma oportunidade de emprego na Brametal e hoje faz parte do quadro de funcionários da empresa.

inclusão e educação de jovens em Linhares

Alan e Guilherme decolaram para Santa Catarina em uma aeronave do empresário Ricardo Brandão, dono da Brametal, empresa que patrocina as iniciativas da ACV.

Para a Brametal, vislumbrar o crescimento de tantos jovens traz uma grande satisfação, e é também uma maneira de contribuir para o crescimento social de um dos municípios onde a empresa está presente. O resultado de todas essas ações é bastante positivo e é motivo de muito orgulho a todos da equipe da Brametal. 

Rolar para cima