Tecnologia 5G deve impulsionar mercado de torres e postes de aço galvanizado

Importante player do setor, Brametal já está preparada para atender a demanda

Linhares, dezembro de 2020 – Os leilões de frequência 5G estão previstos para o primeiro semestre de 2021, mas a Brametal, com três unidades fabris localizadas em Linhares/ES, Criciúma/SC e Sabará/MG, já está preparada para atender às futuras demandas de torres de transmissão. Responsável por torres também para telefonia, energia eólica e para suporte de energia solar, a companhia tem um planejamento estratégico até 2024 para produzir para esse mercado.

“Temos acompanhado toda evolução da tecnologia e da comunicação no Brasil. E agora com a chegada na nova tecnologia 5G, vai ser preciso muitas torres tanto as treliçadas quanto as em formatos de postes para colocar esses repetidores por todo o país. O 5G vai exigir muito dos fabricantes nacionais de estruturas metálicas para essa nova tecnologia e, há mais de três anos, a Brametal já está preparada para isso”, afirma Alexandre Schmidt, Diretor Comercial e Marketing da Brametal.

Segundo o executivo da Brametal, essas novas estruturas metálicas terão especificações diferentes para receber o 5G, assim como os equipamentos que vão dentro das torres. “Os projetos de torres monotubular deverão ser os mais utilizados por oferecer condições de instalar equipamentos dentro da estrutura, como um poste de aço com espaço dentro. Então, são produtos específicos calculados para suportar essas novas tecnologias”, reforça.

Além disso, a partir de 2021, a Brametal planeja a entrada no mercado de iluminação pública, atendendo com os produtos postes, braços e suportes. Outro setor que a companhia quer entrar mais forte é na área solar de estrutura fixa.

Produção 

Recentemente, a Brametal teve um aumento de 60% em sua produção, já que em 2019 as fábricas produziram 112,5 mil toneladas, e deve ultrapassar o volume previsto de 180 mil toneladas de estruturas metálicas – o que já é um record das Américas em volume dentro do setor de geração, transmissão e distribuição de energia.

45 anos no mercado

Responsável pela produção de estruturas metálicas otimizadas para o setor de geração, transmissão e distribuição de energia, a Brametal lançou um Selo comemorativo de 45 anos para celebrar o aniversário da companhia fundada em 1975 na cidade de Criciúma, em Santa Catarina, pelo engenheiro Ayrton Egídio de Mattos Brandão. Assinado por Gilberto Zappa, um dos mais conhecidos e atuantes cartunistas brasileiros e dono de um dos maiores acervos de ilustração do Brasil, o selo traz elementos importantes para o negócio, como o tom dos metais Ouro e Prata, a Estrutura Metálica que é o produto pilar da marca e também um Anel de Envolvimento que remete a alcance, transmissão e ciclos.

Com sua atual sede em Linhares (ES) – que completa 20 anos de existência em 2020, a Brametal tem aumentado sua capacidade produtiva de forma constante, investindo em novos maquinários e equipe, além de preparar a terceira geração de sucessores para esses negócios.

Sobre a Brametal

Fundada no Brasil em 1975 na cidade de Criciúma, em Santa Catarina, pelo engenheiro Ayrton Egídio de Mattos Brandão, a Brametal, inicialmente criada para atender o mercado de construção civil, construiu sua história e valores a partir das atitudes empreendedoras do seu idealizador e depois do seu filho, o engenheiro Ricardo Minatto Brandão, focando seus esforços no setor de transmissão de energia. Com investimentos contínuos e modernização de suas três unidades fabris, totalizam uma capacidade produtiva de até 180.000 toneladas/ano.

Seguindo as tendências mundiais, a empresa passou a atender o mercado de energias renováveis e incorporou ao seu catálogo novos produtos como Torres Metálicas Monotubulares e Suportes para Painéis Fotovoltaicos.

A Brametal é uma empresa 100% brasileira, todos os seus processos atendem à norma internacional de qualidade ISO9001, e seus produtos devidamente cadastrados no FINAME (BNDES), proporcionando ao investidor maior facilidade em obter concessões de linhas de crédito.